31/10/2008

OBS: texto tirado do blog de GUSTAVO FERREIRA

Tico Santa Cruz: o mascote do Viva Rico.

Há algum tempo comento a respeito do movimento Viva Rio que na verdade leia-se Viva Rico e agora encontrei um mascote deste movimento que é o vocalista da banda Detonautas, chamado Tico Santa Cruz. O jovem Tico que é aclamado por outros jovens que lotam os seus shows musicais, se revoltou a partir do dia que um integrante da sua banda, lamentavelmente, foi assassinado por bandidos que tentaram levar seu carro.

A partir do ocorrido, Tico Santa Cruz começou a manifestar indignação diante da violência nas grandes cidades do Brasil. Gritou, chorou, esperneou e até no Congresso foi para reclamar. Confesso que no início achei importante a revolta de Tico, mas no decorrer do tempo percebi que quando tinha a palavra não tocava na questão central: a desigualdade social no Brasil.

Para criar mais repugnância com o Tico Santa Cruz, num belo dia, passando pelos canais vejo um programa na GNT de uma designer/arquiteta que aconselha pessoas que possuem mansões. Neste dia havia duas dondocas meditando sabiamente onde seria colocado um quadro na sua sala imensa (que provavelmente corresponde ao meu apartamento), quando surge o protagonista deste artigo - pensei que haveria um protesto contra a ostentação do dinheiro naquela mansão, pois afinal o Tico se tornou um revoltado, tatuado e cabeludo – porém não houve nada disso. Não? Por quê?. Porque ele é o proprietário da mansão e a designer estava aconselhando a sua esposa.

Bom está aí o mascote do Viva Rico. Não quero desmerecer a causa que defende pelo fato de ser rico. Só não admito que continuem levantando bandeiras com ideologias (por trás) que não condiz com a verdade. Enfim, mais um exemplo de que as classes mais altas do Brasil acreditam que a violência está associada a cultura do agente violento, não aceitando que a violência é um reflexo da desigualdade social no país.

Postado por
GUSTAVO FERREIRA

---------------

4 comentários

Carlos disse...
Isso vai dar merda!!!rs

12 de Agosto de 2008 16:51
---------------
Anônimo disse...
Comentário sensacional, todo mundo gosta de ficar puxando o saco do Tico Sta Cruz

12 de Setembro de 2008 10:45

--------------

Anônimo disse...
O fato é que ninguém poderá ter uma visão completa do ideal na política. Alguém muito pobre só defenderia a distribuição da renda, sem reforma cultura, psicológica. Os de renda alta(que seria o caso do Tico) defenderiam a reforma humana, de coisas abstratas.O de classe média defenderia a vida boa, a não-violência. Porque o problema do pobre é a miséria, da classe média a limitação e da classe alta os problemas psicológicos.

Não vejo mau em deixar o cara fazer o melhor dele.

30 de Outubro de 2008 15:51
---------------------------

EDU PLANCHÊZ disse...
Tudo que o Tico conquistou, é fruto de seu trabalho, do sucesso mais que merecido. Não vejo nada demais a pessoa ser bem sucedida, morar numa casa grande e bonita, ter conforto. Convivo com Tico, sei que ele é uma pessoa profundamente responsável, pleno, justo e consciente de seu papel de cidadão pai de família. Ele apenas apoia o movimento "VIVA RIO" porque esse movimento luta pelos direitos das pessoas. Tico é o máximo, pessoa excelente, quizera que todas as pessoas desse pais tivessem o carater que ele tem. E daí que tinha um designer no "palácio" do Tico vendo onde ficaria melhor um quadro? Bobagem! Isso é inveja. O sucesso está alcance de todos; não é pq pessoa nasceu num estado de miséria que deva pela eternidade ficar assim. "O que está fora é reflexo do que está dentro." A filosofia de vida que pratico, me diz que com a mudança interior de uma pessoa, automaticamente muda-se o exterior. Dá pra enteder? A miséria maior reside no interior, vive na merda quem se indentifica com ela. Quem quizer crescer que trabalhe, estude, faça de seus sonhos projetos e jamáis desista. Antes de fazer sucesso, o "Detonautas" esteve por mais de dez anos no anônimato sem ganhar um único centavo. Mas eles nunca desistiram, lutaram e lutam, são pessoas vitoriosas. Parece que no Brasil os vitoriosos são alienigenas, que devem ser apedrejados. É vitorioso quem acredita na vitória, e ser vitorioso também é ganhar dinheiro, morar bem, comer bem, viver sob todos os aspéctos com dignidade.

EDU PLANCHÊZ poeta cantor
( da Banda "BLAKE RIMBAUD", integrante do coletivo "VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA")

30 de Outubro de 2008 22:59

3 comentários:

Moriá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moriá disse...

Dificil se chegar a resultados dignos quando os próprios "cidadãos" querem ludibriar a realidade se valendo de atacar o outro, dessa vez o Tico, mas muitos já foram vitimas e muitos outros serão vitmimas dessa ideologia que encoberta as verdadeiras faces brasileiras, governamentais, capitalaistas, ou não.


PS: Em um debate na sala de aula hoje, numa intituição de ensino SUPERIOR, um grupo que debatia calorosamente sobre a violencia no Rio, destacava com muito orgulho uma descoberta incrivel: que as drogas nao são a causa da violencia, que os usuarios nao sao financiadores [em parte] da desigualdade e caos instalados no estado, que jovens de classe alta consomem e vendem drogas [nusss], qe nas comunidades carentes nao tem só bandidos mas mts [algumas] pessoas honestas, e por ai vai... descobertas incriveis, só mesmo futuro juristas, quase formados, com uma base de conhecimento revelantemente superior e incrivelmente calcado em uma profunda reflexão sobre a realidade do rj pra chegar a um feito desses!!!!

[ohhhhh]

realmente estamos progredindo...

T-T

Luciana Asevedo disse...

Oi, Edu!
Sou a Luciana da manifestação de hj.Vou deixar meu msn, se quiser me add, ok lucianaasevedo@hotmail.com
Mais tarde dou uma lida melhor no seu blog. bjkas!