09/11/2008



( foto: Leticia, filhotinha bailarina do Glad Azevedo)

----------------------------
Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas -
é de poesia que estão falando.

Manoel de Barros
----------------------

Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras:
liberdade caça jeito.

Manoel de Barros
-------------------
A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como
sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem
usando borboletas.

Manoel de Barros


-----------------------
Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas.
E me encantei.

Manoel de Barros
----------------------

O maior apetite do homem é desejar ser.
Se os olhos vêem com amor o que não é, tem ser.

Manoel de Barros
-----------------------
Sou livre para o silêncio das formas e das cores.

Manoel de Barros
--------------------------
Natureza é uma força que inunda como os desertos.

Manoel de Barros

--------------------

Sou mais a palavra ao ponto de entulho.
Amo arrastar algumas no caco de vidro,
envergá-las pro chão, corrompê-las, -
até que padeçam de mim e me sujem de branco.

Manoel de Barros
-----------------------
Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro -
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
Por igual
como os pássaros enxergam.

Manoel de Barros
------------------------
As flores dessas árvores depois nascerão mais perfumadas.

Manoel de Barros
-----------------------
Tentei descobrir na alma alguma coisa mais profunda do que não saber nada sobre as coisas profundas.
Consegui não descobrir.

Manoel de Barros
----------------------------
No fim da tarde, nossa mãe aparecia nos fundos do quintal :
Meus filhos, o dia já envelheceu, entrem pra dentro.

Manoel de Barros

--------------------------------
Um fim de mar colore os horizontes.

Manoel de Barros
------------------------

...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.

Manoel de Barros
-------------------------------
Eu via a natureza como quem a veste. Eu me fechava com espumas.

Manoel de Barros
-------------------------------

A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.

Manoel de Barros
---------------------------------------
Afundo um pouco o rio com meus sapatos.
Desperto um som de raízes com isso
A altura do som é quase azul.

Manoel de Barros
------------------------------

Eu precisava de ficar pregado nas coisas vegetalmente
e achar o que não procurava.

Manoel de Barros

-------------------

Poesia é voar fora da asa.
Manoel de Barros

------------------

Quando o mundo abandonar o meu olho.
Quando o meu olho furado de beleza for esquecido pelo mundo.
Que hei de fazer.

Manoel de Barros

----------------------------------
Sou hoje um caçador de achadouros da infância.
Vou meio dementado e enxada às costas cavar
no meu quintal vestígios dos meninos que fomos.


Manoel de Barros

---------------------------

O mundo não foi feito em alfabeto.
Senão que primeiro
em água e luz.
Depois árvore.

Manoel de Barros
------------------------------------

A voz de uma passarinho me recita.

Manoel de Barros

------------------------------

Nenhum comentário: